36° Congresso de Lavradores e Jovens da Roça debate a agricultura familiar sustentável em Oeiras

Foi realizada em Oeiras entre dias 26 e 28 de julho a 36ª edição do Congresso de Lavradores e Jovens da Roça. A grande novidade desta edição foi a Feira de Produtos Agroecológicos, que contou com a participação de dezenas de comunidades. A iniciativa da Fundação Dom Edilberto Dinkelborg, comandada pelo padre João de Deus é responsável pela apresentação e desenvolvimento de ações e projetos exitosos no campo.

A abertura do Congresso, dia 26, foi marcada pelo debate sobre o tema central do evento: “Agricultura familiar sustentável e a viabilidade do uso de energias renováveis”. A mesa expositiva teve a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade, num momento de interação e troca de conhecimentos.

No dia 27, aconteceu pela a primeira vez dentro da programação do Congresso, a Feira de Produtos Agroecológicos, realizada com o intuito de comercializar e destacar a importância da produção agrícola sustentável e consumo de produtos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos. Na oportunidade, diversas comunidades puderam participar, comercializando seus produtos e apresentando ao consumidor a importância da alimentação saudável. Oriundos da agricultura familiar, os produtos são responsáveis pelo incremento da renda dos agricultores envolvidos na atividade.

No dia 28, durante a manhã foram promovidas palestras educativas. Entre as experiências exitosas destacadas estiveram a Palmas para Oeiras, revitalização do alho, ações da EMBRAPA e outras. No encerramento, os alunos das escolas agrícolas apresentaram projetos de desempenho e esforço adquirido dentro da sua comunidade e escola, com os resultados do Congresso.

O 36° Congresso de Lavradores e Jovens da Roça contou com a participação das organizações – FUNDED , DIOCESE DE OEIRAS, PARÓQUIA SAGRADA FAMILIA, STTR, SDR, SEMA E MEIO AMBIENTE, EFADEs, AEFAPI, AGRICULTORES, CEFAS, BNB, CODEVASF, EMBRAPA, FPCSA, IFPI, SECRETARIA DE SAUDE E DE EDUCAÇÃO, 8ª GRE, FETAG, CARITAS DIOCESANA, KOLPING, SENAR – PICOS, ATEAPI, Delegacia Federal de Agricultura-DFA, MAPA.

 

Com informações de Camila Marques, da Cristo Rei FM

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *